Blog

Ensaios, artigos e entrevistas de interesse cultural. Acompanhe as novidades do mercado editorial!

 

Viva a Morte da Literatura!

O professor Olavo confiou em Gurgel para, nas palavras de Machado, promover os estímulos, guiar os estreantes, corrigir os talentos feitos. Gurgel traiu a confiança do professor Olavo, abandonou de todo a crítica literária, não foi capaz de perceber a existência de vocações verdadeiras e talentos genuínos ao seu redor precisando de estímulo, guiamento, correção – muitos desses, os próprios alunos do professor Olavo.

ler mais

Caixa de Bombons (conto)

Conto de Samuel Freitas — “Fica difícil chegar às Olimpíadas e ganhar a medalha de ouro se não tenho como manter meu treinamento aqui em casa. Falta-me bolinhas brancas, uma grande mesa verde, um penico prateado. Tentei por outra coisa no lugar, mas não me deixam ou não dá lá muito certo. As bolinhas de outras cores que tirei da betoneira do caminhãozinho não pulam como deveriam”.

ler mais

22 Dicas de Escrita de Stephen King

O escritor Stephen King dá várias dicas de escrita em seu livro On Writing (2000). Mas há nuances no método criativo dele, as quais ele já detalhou em várias entrevistas ao longo de sua carreira. Alguns ensaios sobre sua obra também elucidam as técnicas por trás do texto.

ler mais

Do Culto do Ego ao Culto de Lúcifer: a Modernidade Satânica

Não é uma surpresa que a simbólica do demoníaco e o crescimento de organizações satanistas estejam ganhando um estranho destaque nas últimas décadas. O espírito da modernidade está marcado em sua essência por aquilo que o filósofo Emmanuel Lévinas definiu como egolatria

ler mais

Cenas e Retratos do Cotidiano

Como em pinturas holandesas do “Século de Ouro”, Tiago Amorim cria – com algumas exceções interessantíssimas, é verdade — cenas e retratos de um cotidiano ordinário, mas sempre iluminados pela cosmovisão extraordinária desse imenso respeito ao mistério.

ler mais

“A literatura só não é terra devastada por causa dos meus amigos”, diz Tiago Amorim

Entrevistamos o escritor Tiago Amorim, que nos fala sobre seu mais novo livro de contos, “Verdades e Mentiras”. Tiago Amorim é mestre em Antropologia pelo ISCTE (Lisboa). Ele é autor de quatro livros, o primeiro deles uma coletânea de ensaios chamada “Abertura da Alma”, também publicada pela Editora Danúbio, em 2015. Casado, pai de dois filhos, Tiago vive em Curitiba, de onde nos concedeu a entrevista.

ler mais

A Cartomante (conto)

Pedro Mendes passava agora os dias recluso em seu apartamento nos Jardins, desde que obtivera, por graça do ministro Ronaldo Azevedo, um habeas corpus. Não ia mais a restaurantes, nem ao clube; não podia manter contato com o sócio, nem ir à empreiteira; com o passaporte retido, não podia deixar o país. Tinha as contas bancárias bloqueadas e usava uma tornozeleira eletrônica. O empreiteiro engordara a ponto de nenhuma camisa abarcar mais a rubra papada.

ler mais

Filhos do Tempo (conto)

Contrastava com essa nobreza, na aparência e nos trajes, os convidados da homenageada, que, oprimidos pela chiqueza do lugar e pela pompa da audiência, aprumaram-se nas cadeiras medalhão, na fileira de honra, e simularam com os olhos e a pose uma atenção reverencial.

ler mais

Uma Hora de Silêncio (conto)

Meu primo Elieser é vagabundo, veio para o aniversário de minha mãe cantar os parabéns. Ele comprou um kit do Boticário, encheu-a de abraços e beijos, não há dúvidas de que ame a tia. Mas vende droga.

ler mais

Entrevista (conto)

Conto inédito do escritor Luiz Cezar de Araújo, autor dos livros “A Vida é Traição” e “À Sombra do Pai”. Exclusivo para o blog da editora Danúbio.

ler mais

O que está acontecendo com Rodrigo Gurgel?

O professor Rodrigo Gurgel, que, assinalo, sempre me tratou com máxima cordialidade e inclusive me concedeu, gentilmente, as aulas de um dos seus cursos – o que muito agradeço –, o professor, continuo, tem feito algumas afirmações no mínimo estranhas.

ler mais

Por que nós, escritores, devemos usar as redes sociais

E é inegável que as redes sociais atrapalham nossa vida de escritores. No plano pessoal, são um fator de dispersão, seja por nosso desejo de consumir conteúdo — e isso rouba nosso tempo —, seja porque propicia que amigos e familiares tenham acesso a nós a qualquer instante — e isso rouba nossa concentração.

ler mais

Mário Ferreira do Santos vs. Loucura Brasileira

Hoje já não saberia mensurar os efeitos imunizantes da obra de Mário Ferreira dos Santos sobre mim, como uma criança que ignora todas as situações em que a vacina contra a meningite a livrou das conseqüências catastróficas da enfermidade. A vacina lhe garante a proteção sobre as situações conhecidas e ignoradas, como quando brinca no parque ou na escola com uma outra criancinha que não sabia doente.

ler mais

Dono de Casa (conto)

Quem já empunhou uma enxada sabe que há mais poder curativo no capinar de um pedregoso roçado do que em qualquer confortável divã à meia luz. Encalecer as mãos traz suavidade à alma.
Experimenta varrer uma calçada em silêncio no alvorecer, como os sábios de outrora, e verás.

ler mais

Maritacas (conto)

Conto inédito do escritor Douglas Lobo. Silas acordou debaixo de grasnidos. Soergueu-se na cama e, uma vez desperto, atinou com o que ocorrera: as maritacas haviam feito um ninho no telhado.

ler mais
Chespirito, o pequeno Shakespeare

Chespirito, o pequeno Shakespeare

Um garoto bochechudo vestido de marinheiro aparece no pátio de uma vila humilde, de paredes descascadas. Ele pigarreia e exibe um objeto. Um objeto que pode ser uma bola, um churro, uma raquete de ping-pong, um patinete, enfim, qualquer coisa…

ler mais