Blog
Ensaios, artigos e entrevistas de interesse cultural. Acompanhe as novidades do mercado editorial!
Prêmio Danúbio de Literatura 2025: Confira a Lista Completa dos Inscritos
Editora Danúbio divulga a lista completa dos inscritos na primeira edição do Prêmio Danúbio de Literatura. Os finalistas serão divulgados em maio. Confira os detalhes e o link!
Uma Batalha em Pianissimo
Os enigmas de Drummond sob uma nova luz. Entre disputas literárias, rivalidades veladas e influências ocultas, Jessé de Almeida Primo passeia pelos bastidores da poesia drummondiana.
O Exame de Consciência de Emmanuel Carrère
Em “Outras vidas que não a minha”, o escritor francês Emmanuel Carrère expõe com franqueza a dualidade entre o alívio e o pesar diante da desgraça alheia.
O Dia da Liquidação (conto)
Chico Volté hoje é gerente do mercadão Q-Bão. Antes de subir na vida, contudo, era conhecido como Francisco Aparício, um rapazola nascido e criado em Nova Iguaçu que, sabe-se lá por qual motivo, levava a vida espalhando ser filósofo.
Eis o meu canto da degradação (poema)
Mais um soneto inédito de Diogo Fontana. Exclusividade do blog da Editora Danúbio.
Ensaio sobre a incansável reconstrução do mundo: uma leitura de Aniquilar, de Michel Houellebecq
Aniquilar, último romance publicado do premiado autor francês Michel Houellebecq, em 2022, pode ser lido, a um só tempo, como um thriller policial sobre uma conspiração terrorista, uma sátira política, e um drama familiar.
Prêmio Danúbio de Literatura 2025: pré-inscrição aberta
Concurso literário organizado pela Editora Danúbio vai premiar autores brasileiros. A pré-inscrição para o Prêmio Danúbio é gratuita. Saiba mais.
Em mim centelha a brasa dos poetas (poema)
Um soneto inédito de Diogo Fontana. Exclusividade do blog da Editora Danúbio.
Uma Literatura que Toma Partido
Em seu novo romance, De Onde Eles Vêm, Jeferson Tenório tenta escrever uma denúncia, mas esquece de contar uma boa história. Confira a análise da obra na resenha de Matheus Araújo.
História de Natal (conto)
Um estranho acontecimento durante a ceia de Natal abala uma família sofrida. Confira “História de Natal”, conto inédito do escritor pernambucano Samuel Freitas.
Um Romance Estacionário
Apesar de vencer o Prêmio Jabuti 2024, “Salvar o Fogo” revela mais o Itamar Vieira geógrafo do que o romancista. Confira a resenha do livro escrita por Douglas Lobo com exclusividade para o blog da Editora Danúbio.
Viva a Morte da Literatura!
O professor Olavo confiou em Gurgel para, nas palavras de Machado, promover os estímulos, guiar os estreantes, corrigir os talentos feitos. Gurgel traiu a confiança do professor Olavo, abandonou de todo a crítica literária, não foi capaz de perceber a existência de vocações verdadeiras e talentos genuínos ao seu redor precisando de estímulo, guiamento, correção – muitos desses, os próprios alunos do professor Olavo.
Caixa de Bombons (conto)
Conto de Samuel Freitas — “Fica difícil chegar às Olimpíadas e ganhar a medalha de ouro se não tenho como manter meu treinamento aqui em casa. Falta-me bolinhas brancas, uma grande mesa verde, um penico prateado. Tentei por outra coisa no lugar, mas não me deixam ou não dá lá muito certo. As bolinhas de outras cores que tirei da betoneira do caminhãozinho não pulam como deveriam”.
Cineastas Assinam Manifesto Contra a Cultura Woke
Artistas lançam manifesto contra a cultura woke e pela liberdade das artes. Grupo afirma que o povo nunca esteve tão distante das artes e que a cultura brasileira vive seu ápice de censura.
22 Dicas de Escrita de Stephen King
O escritor Stephen King dá várias dicas de escrita em seu livro On Writing (2000). Mas há nuances no método criativo dele, as quais ele já detalhou em várias entrevistas ao longo de sua carreira. Alguns ensaios sobre sua obra também elucidam as técnicas por trás do texto.
Do Culto do Ego ao Culto de Lúcifer: a Modernidade Satânica
Não é uma surpresa que a simbólica do demoníaco e o crescimento de organizações satanistas estejam ganhando um estranho destaque nas últimas décadas. O espírito da modernidade está marcado em sua essência por aquilo que o filósofo Emmanuel Lévinas definiu como egolatria
Cenas e Retratos do Cotidiano
Como em pinturas holandesas do “Século de Ouro”, Tiago Amorim cria – com algumas exceções interessantíssimas, é verdade — cenas e retratos de um cotidiano ordinário, mas sempre iluminados pela cosmovisão extraordinária desse imenso respeito ao mistério.
“A literatura só não é terra devastada por causa dos meus amigos”, diz Tiago Amorim
Entrevistamos o escritor Tiago Amorim, que nos fala sobre seu mais novo livro de contos, “Verdades e Mentiras”. Tiago Amorim é mestre em Antropologia pelo ISCTE (Lisboa). Ele é autor de quatro livros, o primeiro deles uma coletânea de ensaios chamada “Abertura da Alma”, também publicada pela Editora Danúbio, em 2015. Casado, pai de dois filhos, Tiago vive em Curitiba, de onde nos concedeu a entrevista.
A Cartomante (conto)
Pedro Mendes passava agora os dias recluso em seu apartamento nos Jardins, desde que obtivera, por graça do ministro Ronaldo Azevedo, um habeas corpus. Não ia mais a restaurantes, nem ao clube; não podia manter contato com o sócio, nem ir à empreiteira; com o passaporte retido, não podia deixar o país. Tinha as contas bancárias bloqueadas e usava uma tornozeleira eletrônica. O empreiteiro engordara a ponto de nenhuma camisa abarcar mais a rubra papada.
Filhos do Tempo (conto)
Contrastava com essa nobreza, na aparência e nos trajes, os convidados da homenageada, que, oprimidos pela chiqueza do lugar e pela pompa da audiência, aprumaram-se nas cadeiras medalhão, na fileira de honra, e simularam com os olhos e a pose uma atenção reverencial.