A torta de maçã? Não coma, é racista
Artigo publicado no blog Duc in altum
Por Aldo Maria Valli
A típica torta de maçã, colocada sobre um pano e posta no parapeito da janela para esfriar, é um símbolo da América e da americanidade, mas esconde uma história de violência e opressão.
É o que explica o Guardian, jornal esquerdista por excelência, em artigo de Raj Patel, especialista em culinária, segundo o qual a sobremesa que muitos americanos gostam é fruto do colonialismo e da escravidão.
O artigo, intitulado Food injustice has deep roots: let’s start with America’s apple pie (A injustiça alimentar tem raízes profundas: vamos começar com a torta de maçã americana), argumenta que a querida torta de maçã tem origens “sangrentas” e que se se prestarmos bem atenção veremos que não é americana em tudo, mas é o resultado de uma história de opressão.
Faça o download GRATUITO do 1º capítulo do livro “Vírus e Leviatã”: https://oferta.editoradanubio.com.br/preview-virus-e-leviata
Patel, um documentarista britânico de origem indiana, se descreve como um “simpatizante anarquista” e escreveu o livro Stuffed and Starved: The Hidden Battle for the World Food System, que trata do que o autor considera injustiças alimentares.
Mas por que a torta de maçã entrou na mira de Patel? Porque, explica o artigo do Guardian, “as maçãs viajaram para o hemisfério ocidental com os colonizadores em 1500 no que era chamado de intercâmbio colombiano, mas agora é melhor entendido como um vasto genocídio de povos indígenas”. Sem falar que os colonizadores ingleses nas novas terras usavam as macieiras “como indicadores de civilização, isto é, de posse”.
Mas se as maçãs forem condenadas, nem mesmo o açúcar se salva, porque o comércio da cana-de-açúcar e dos escravos andavam de mãos dadas.
Por fim, o autor também implica com o pano em que a torta é colocada. Na verdade, também seria fruto de uma apropriação cultural, porque os índios já usavam o algodão quando Cristóvão Colombo desembarcou na América em 1492 e o comércio de algodão realizado pelos brancos deu origem a um verdadeiro “capitalismo de guerra” que ” escravizou e cometeu atos de genocídio contra milhões de indígenas na América do Norte e milhões de africanos e seus descendentes por meio do comércio transatlântico de escravos ”.
Se a essa altura a torta de maçã foi cancelada, saiba que Patel tem arsenal contra todo o sistema alimentar, cuja história “sempre foi uma história de luta”.
Visto por muitos leitores nas redes sociais, o artigo causou sensação. “Caras como Patel”, diz um tweet, “são loucos”.
o nome da figura combina mais com Pa(s)tel…
Tem hora que a melhor resposta é um vai t*#$* nx cool, parafraseando o Olavão.
quanta idiotice!! quanta falta do que fazer e dizer !!! qual a relação entre esse “passado” e não comer a torta de maçã? quanta idiotice !! cancelaram a torta de maçã KKKK quanta idiotice !!!!