Examinando religião e cultura, o sociólogo John Carroll expõe, neste estudo espiritual, os variados aspectos que assume a desesperada busca por sentido do homem moderno.
O autor investiga como a humanidade atual vem tentando preencher o seu vazio existencial nas mais diversas áreas da vida — no trabalho, no esporte, nos hábitos de consumo, na democracia, no turismo, no refúgio na natureza.
Os livros de John Carroll são geralmente difíceis de classificar. Eles abrangem áreas como a filosofia, a história, a política, a teologia e os estudos culturais.
Neste Ego & Alma, o sociólogo investiga as crenças do homem moderno e explica porque cada uma delas tende a ser apenas um disfarce para um desesperado sentimento de vazio existencial.
Carroll argumenta que boa parte das construções sociais recentes na cultural ocidental alimenta justamente esta sede de sentido que permeia a humanidade contemporânea.
Para o autor, o homem atual busca em áreas como o trabalho, o esporte, a política e a ecologia, a resposta para as grandes questões que sempre ocuparam religiosos e filósofos: quem somos? para onde vamos? por que nascemos?
John Carroll
John Carroll, nascido em 1944, vem sendo considerado um dos mais proeminentes pensadores contemporâneos no mundo de língua inglesa.
Ocupa o cargo de professor emérito de sociologia na La Trobe University, em Melbourne, Austrália. Publicou diversos livros nos últimos anos, entre os quais destacam-se The Existential Jesus, Humanism: The Rebirth and Wreck of Western Culture e Intruders In The Bush: The Australian Quest For Identity