Um católico sem porrete na mão

23, jul, 2021 | Artigos | 1 Comentário

 
Por Cesar Ranquetat Jr.
 
Sou cristão e católico e basta. Nem tradicionalista, nem progressista, liberal ou conservador. Católico sem porrete na mão e sem catolicômetro. Vir catholicus, no sentido franciscano de universalidade, plenitude, totalidade e integralidade, Para além dos opostos e dos antagonismos humanos e meramente humanos.
 
O Espírito cristão é incompatível com o particularismo e o sectarismo, assim como não combina mais com uma fé barroca e uma apologética rococó. Tradição sem ismos, com a Igreja de Pedro, Paulo e de João, com a Roma Eterna sempre.
 
Faça o download GRATUITO do 1º capítulo do livro “Vírus e Leviatã”: https://oferta.editoradanubio.com.br/preview-virus-e-leviata
 
Se estamos no final de um ciclo, no final de um mundo, próximos do retorno glorioso de Cristo Rei devemos estar preparados e armados para a última navegação, sem medo, murmúrios e ranger de dentes. O passado passou e a Tradição é integrada na Renovação última, pois estamos mais próximos do Ômega do que do Alfa. Não existe ressurreição sem morte, não há transmutação interior e elevação sem queda. Neste sentido, sem querer suscitar polêmicas e discussões estéreis, é preciso afirmar com serenidade, clareza e simplicidade: sempre com a Igreja de Cristo, pois amar a Igreja é amar o Rei dos Reis e amar a Cristo e amar ao Pai Celeste.
 
Que o Pastor e Navegador nos conduza à outra margem. Ficar parado é morrer aos poucos.
Cristo é o comandante deste drama que começa no Jardim do Éden, passa pela Queda primordial, pela Torre de Babel, atravessa a velha Jerusalém e Roma e termina no Novo Céu e na Nova Terra.
Não percamos a esperança e saibamos esperar a Nova Jerusalém. Olhemos os sinais dos tempos com paciência e fé no combate decisivo que virá.
 
Inscreva-se em nosso canal no Telegram: https://t.me/editoradanubio

Artigos recentes

Quando a Bondade Leva à Ruína

Relançado como clássico do terror, “The Auctioneer”, de Joan Samson, é analisado por Douglas Lobo como uma crítica velada ao populismo e à apatia coletiva. Instigante na premissa, o romance é falho na execução.

As Canções de Coltrane (conto)

Quando saí pela porta da frente da padaria em Cascais, depois de ter me levantado a despeito de um transe, quase um salto em favor do fluxo comum da vida, senti que me despedia de um enigma. Confira o novo conto de Tiago Amorim!

Prêmio Danúbio de Literatura 2025: Confira a Lista Completa dos Inscritos

Editora Danúbio divulga a lista completa dos inscritos na primeira edição do Prêmio Danúbio de Literatura. Os finalistas serão divulgados em maio. Confira os detalhes e o link!

Categorias

Da Direita Moderna à Direita Tradicional

Detalhes do autor

Cesar Ranquetat Jr

Graduado em Direito, Mestre em Ciências Sociais pela PUC-RS e Doutor em Antropologia Social pela UFRGS. No 1º semestre de 2018 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Pontifícia Comillas de Madri-Espanha, com a orientação do professor e jurista Miguel Ayuso.

Autor do livro Da Direita Moderna à Direita Tradicional.