Este volume é uma coletânea de 26 ensaios inéditos de Otto Maria Carpeaux, até então dispersos em jornais brasileiros, reunidos pela primeira vez. Os textos foram escritos entre 1948 e 1958. Nestes ensaios, Carpeaux trata de diversos aspectos da música erudita, além de brilhantemente desenvolver formas musicais para questões literárias e vice-versa.
O Canto do Violino” é um livro para músicos, estudiosos e para o público interessado em geral.
Otto Maria Carpeaux
Nasceu em Viena, em 1900. Estudou Filosofia, Matemática, Sociologia, Literatura Comparada e Ciências Políticas. Doutorou-se em Química. Foi um intelectual de relevo no meio cultural vienense na década de 30. Após a anexação da Áustria foi perseguido pelos nazistas. Imigrou para o Brasil em 1939.
Carpeaux foi colaborador de diversos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Entre seus livros destaca-se a obra-prima História da Literatura Ocidental. Faleceu em 1978, na capital fluminense.
Otto Maria Carpeaux foi o nosso crítico por excelência. O europeu que se tornou brasileiro e adotou o português para escrever obras máximas como a História da literatura ocidental foi indubitavelmente um fruto perfeito do glorioso Império Austro-Húngaro, assim como o foram Haydn, Mozart e Beethoven, seus conterrâneos e compositores prediletos