O trabalho ressalta e desvenda a dimensão simbólica, antropológica e metapolítica dessa categoria com a finalidade de recuperar o seu sentido originário e autêntico, resgatando-a de usos equivocados, estereótipos e deformações. Além disso, examina criticamente a chamada "nova direita brasileira", apontando para os aspectos problemáticos e contraditórios presentes no discurso e nas idéias defendidas por essa vertente política.
Com uma linguagem clara e de maneira didática, o autor realiza uma minuciosa análise conceitual e um estudo sistemático do universo de idéias da direita. Apoiando-se em farta bibliografia especializada, a obra intenciona lançar um pouco de luz e suscitar um debate mais amplo e sério sobre essa controversa temática.
Cesar Ranquetat Jr
Graduado em Direito, Mestre em Ciências Sociais pela PUC-RS e Doutor em Antropologia Social pela UFRGS. No 1º semestre de 2018 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Pontifícia Comillas de Madri-Espanha, com a orientação do professor e jurista Miguel Ayuso. Atualmente é professor na área de Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa/Campus Itaqui-RS. Possui artigos acadêmicos e capítulos de livros publicados sobre temáticas vinculadas à relação entre Estado e religião, laicidade, secularismo e religiões seculares. Além disso, tem escrito textos para jornais, revistas e blogs nacionais e internacionais sobre questões diversas como cultura, política, educação e modernidade. É autor do livro Laicidade à brasileira: estudo sobre a controvérsia em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos, publicado em 2016.
Um dos maiores méritos do livro é sua exposição simbólica da direita e esquerda, que pode ajudar muito ao leitor atual desorientado com as ideologias em voga