Onde Está a Felicidade?
"Aos vinte e um de março do corrente ano de mil oitocentos e cinqüenta e seis, pelas onze horas e meia da noite, fez justamente quarenta e sete anos que o sr. João Antunes da Motta, morador na Rua dos Armênios, desta sempre leal cidade do Porto, estava em sua casa. Até aqui não há nada extraordinário. O sr. João Antunes podia estar onde quisesse".
Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1825- S. Miguel de Seide, 1890) Após uma rápida passagem pelo curso de Medicina, estreia como romancista em 1851 publicando o livro Anátema. Entre 1862 e 1863, publica onze novelas e romances, alcançando uma fama sem igual.
Foi o primeiro escritor profissional em Portugal, dotado de uma capacidade impressionante de observação da sociedade. Camilo Castelo Branco é um dos grandes mestres do idioma português, considerado o expoente do romantismo em Portugal, autor de obras centrais como Amor de Perdição, A Queda dum Anjo e Eusébio Macário. Em 1890, cego e impossibilitado de escrever, suicidou-se com um tiro de revólver.
Confira mais sobre a biografia e obras deste autor »