O tigre de Mrs. Packletide e outros contos reúne uma série de histórias que satirizam a sociedade inglesa na primeira década do século XX, permeadas às vezes de um certo teor fantástico ou sobrenatural.
O humor ferino e politicamente incorreto de Saki está representado aqui em vinte e sete contos.
"Durante o trajeto até a casa dos McKillops, Reginald estava possuído por uma grande paz, e não era toda devida ao fato de que havia convencido seus pés a entrarem em sapatos um número menor. Fiquei ainda mais apreensivo e, tendo soltado Reginald no gramado do McKillops, estabeleci-o próximo a um prato sedutor de marrom-glacê, e tão longe da esposa do arcediago quanto possível. Enquanto me desviava até uma distância diplomática, ouvi com dolorosa clareza a filha mais velha dos Mawkbys perguntar se Reginald havia assistido ao musical San Toy."
Saki (H.H. Munro)
Saki, pseudônimo de Hector Hugh Munro (Akyab [Burma], 1870–Beaumont-Hamel [França], 1916), contista, ensaísta, romancista e dramaturgo britânico, famoso por seus contos satíricos e mordazes. Nasceu em Burma, em 1870, filho de um militar britânico. Além de contos e ensaios, Saki escreveu uma história do Império Russo, peças de teatro, sátiras políticas e dois romances. Morreu na França em 1916, durante uma batalha da Primeira Guerra Mundial.