As séries de TV El Chapulín Colorado (Chapolin) e El Chavo (Chaves), criadas na década de 1970 pelo comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños (1928–2014), também conhecido como Chespirito, alcançaram grande sucesso nos países da América Latina. Sua permanência no gosto do público por já quase cinco décadas ressalta a possibilidade e a importância de estudá-las sob um ponto de vista que lhes privilegie os aspectos artísticos, no intuito de observar-lhes as qualidades cênicas e literárias.
Em resposta à questão sobre o porquê de a obra de Chespirito continuar sempre atraindo e interessando o público, a tese que este livro procura demonstrar é a de que uma das razões consiste no fato de que ela possui certa riqueza de recursos cômicos, que vão desde o humor pastelão aos requintes literários das ironias, qüiproquós e trocadilhos, além de tratar de temas de interesse universal. A demonstração se dá justamente pela exposição e pelo comentário de uma seleção desses recursos, com enfoque especial nos de caráter literário, cuja análise se combina com apontamentos interpretativos dos episódios em questão, sobretudo no que se refere a personagens, enredos e diálogos.
De modo mais específico, ainda outra tese é a de que, relacionados ao aspecto cômico das séries, há não só o aspecto literário, mas também um aspecto filosófico. Enfim, este livro busca atestar que, como dizia o autor, “o riso é uma expressão de triunfo do cérebro. Se você ri de uma piada, é porque a entendeu”.
Wilson Filho Ribeiro de Almeida
Wilson Filho Ribeiro de Almeida é artista plástico, quadrinista, poeta, compositor e tradutor. Nascido em Capinópolis-MG, mudou-se em 2003 para Uberlândia-MG, onde ainda reside. Na Universidade Federal de Uberlândia, cursou a graduação em Artes Plásticas, o mestrado em Teoria Literária e o doutorado em Estudos Literários.