Vida e Morte de um Figurão Petista ou A Nova Literatura Brasileira

6, out, 2019 | Artigos, Literatura | 2 Comentários

Acompanhe Vida e Morte de um Figurão Petista“, episódio#3 do Admirável Cast Novo, programa semanal de variedades com Silvio Grimaldo, Bernardo Küster e Paulo Briguet.

O tema deste episódio é a nova literatura brasileira, representada pelo livro A Exemplar Família de Itamar Halbmann, publicado em 2018 pela Editora Danúbio.

Há muito se lamenta a ausência de bons livros de literatura no Brasil. Indo na contramão, o jornalista e escritor Paulo Briguet exalta este romance de Diogo Fontana como uma verdadeira “retomada da literatura brasileira”, que recupera a sua força após um sono profundo de três décadas.

Já Silvio Grimaldo tece elogios ao estilo do autor, “um escritor foda, um verdadeiro artista”, garante. E continua: “Diogo Fontana demonstra o impacto dos episódios políticos de 2016 no seio de uma família petista. Um dos pontos legais do livro é que ele não adota um ponto de vista moral. Ele não é um bolsonarista, jacobista, MAV, da militância organizada escrevendo. Não é um livro de propaganda”.

O podcast também conta com a participação da Dra. Claudia Piovezan, advogada, verdadeira entusiasta da obra, uma das primeiras pessoas a perceber o valor literário do livro.

Ouça o episódio completo:

Sinopse: Dessa vez, sem Bernardo Küster, que está em Roma cobrindo o Sínodo dos índios, Silvio Grimaldo, Paulo Briguet e a dra. Cláudia Piovezan, que veio só pela cerveja, dão spoiler em A Exemplar Família de Itamar Halbmann,  livro de estréia de Diogo Fontana.  Um livro, e um episódio, para compreender a história recente do Brasil.

 

 

 

Artigos recentes

“A literatura só não é terra devastada por causa dos meus amigos”, diz Tiago Amorim

Entrevistamos o escritor Tiago Amorim, que nos fala sobre seu mais novo livro de contos, “Verdades e Mentiras”. Tiago Amorim é mestre em Antropologia pelo ISCTE (Lisboa). Ele é autor de quatro livros, o primeiro deles uma coletânea de ensaios chamada “Abertura da Alma”, também publicada pela Editora Danúbio, em 2015. Casado, pai de dois filhos, Tiago vive em Curitiba, de onde nos concedeu a entrevista.

A Cartomante (conto)

Pedro Mendes passava agora os dias recluso em seu apartamento nos Jardins, desde que obtivera, por graça do ministro Ronaldo Azevedo, um habeas corpus. Não ia mais a restaurantes, nem ao clube; não podia manter contato com o sócio, nem ir à empreiteira; com o passaporte retido, não podia deixar o país. Tinha as contas bancárias bloqueadas e usava uma tornozeleira eletrônica. O empreiteiro engordara a ponto de nenhuma camisa abarcar mais a rubra papada.

Filhos do Tempo (conto)

Contrastava com essa nobreza, na aparência e nos trajes, os convidados da homenageada, que, oprimidos pela chiqueza do lugar e pela pompa da audiência, aprumaram-se nas cadeiras medalhão, na fileira de honra, e simularam com os olhos e a pose uma atenção reverencial.

Categorias

A Exemplar Família de Itamar Halbmann