A Exemplar Família de Itamar Halbmann
Diogo Fontana descreve com notável acerto o estilo de vida e os hábitos de uma cidade, de uma geração e de uma família em um momento determinado da História, como se fosse uma crônica, porém, com uma prosa de alto valor estético e uma finalidade mais transcendente do que o simples narrar.
Itamar Halbmann e seus familiares são exemplares, não por serem pessoas excepcionais, mas por serem o exemplo vivo de um problema, de um círculo social, de uma época e, sobretudo, de um país.
Mais do que um retrato realista, esta obra é uma janela, uma abertura para a vida e os valores de uma época e de uma sociedade, retratadas não como acreditam ser, mas como realmente são.

Diogo Fontana
Diogo Fontana nasceu em Curitiba em 1980. É escritor, editor e livreiro. Já escreveu artigos para o jornal Gazeta do Povo e para os sites independentes Senso Incomum, Brasil Sem Medo e Mídia Sem Máscara.
A Exemplar Família de Itamar Halbmann é o seu primeiro livro. Mora em Santa Catarina, com a esposa Gabriela e o filho Constantino.
Confira mais sobre a biografia e obras deste autor »
Resenhas e vídeos
Um livro excelente!
Fruto de atenção à realidade e exercício de lucidez.
Esta obra será um divisor de águas na Literatura Brasileira. Haverá um antes e um depois deste livro.
( - Dante Mantovani, maestro.)
Um verdadeiro espelho andante da sociedade brasileira das últimas décadas.
Diogo consegue captar o leitor logo nas primeiras linhas usando uma lente de aumento em um recorte da sociedade durante um período tortuoso e complexo da nossa História recente.
( - Alexandre Costa, escritor.)
Diogo Fontana é um escritor foda. Um verdadeiro artista.
( - Silvio Grimaldo)
Ouça o podcast dedicado ao livro:
Dessa vez, sem Bernardo Küster, que está em Roma cobrindo o Sínodo dos índios, Silvio Grimaldo, Paulo Briguet e a dra. Cláudia Piovezan, que veio só pela cerveja, dão spoiler em 'A exemplar família de Itamar Halbmann' , livro de estréia de Diogo Fontana. Um livro, e um episódio, para compreender a história recente do Brasil.
Confira a leitura de um trecho da obra: